Estamos com muita pressa

Ouvi no rádio uma conversa sobre robôs e como eles vão substituir as pessoas em algumas profissões. Lembrando que não estamos falando só dos robozinhos clássicos, mas também de programas inteligentes.
Em um momento, o entrevistado — desculpe, mas nem sei quem era — deu a seguinte dica: “as pessoas não devem ficar pensando se vão perder o emprego, têm que buscar outras atividades que só humanos possam realizar…” Ele disse que o mundo está mudando com muita rapidez e que as pessoas precisam correr atrás e se adaptar.
Fiquei me perguntando:
1 – Será que, como civilização, como comunidade, como indivíduos, precisamos mesmo nos colocar em uma velocidade que, talvez, a maioria acabe não conseguindo acompanhar? Será que essa tal velocidade é interessante? Será que não estamos queimando etapas?
2 – Imaginei pessoas com minha idade ou mais velhas, que passaram a vida toda se preparando para realizar um tipo de trabalho, um com que sonhava desde sempre, e de repente vem alguém e diz: “Aprenda a fazer outra coisa.” Ninguém que defende o “corra atrás” pensa nos que não querem correr. Que, quer saber, deve ser a maioria, a verdade é essa. Então, quem não quer correr atrás não tem esse direito, será deixado para trás.
E achei engraçado o âncora dizer que as pessoas precisam aprender a se voltar a serem relevantes…
Hein?!
Pensei que as pessoas fossem relevantes e ponto. Porque, afinal de contas, somos uma civilização formada por… PESSOAS!
Lá nas primeiras décadas do século XX, um gênio do cinema levantou bandeira contra a desumanização da sociedade. Charlie Chaplin. Tenho visto, com tristeza, seu discurso se tornar relevante novamente.

tempos-modernos-foto-02

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s