Sobre o vídeo de resposta do caminhoneiro

Tem muita gente idolatrando a resposta do caminhoneiro ao vídeo da Sherazade. Eu fiquei preocupado, na verdade. Por vários motivos. Pra começar, como sempre, Raquel diz bobagens disfarçadas com retórica pseudoculta, MAS nem tudo o que ela diz é sandice (ok, uma boa parte, mas não é sobre isso que quero falar). A resposta do caminhoneiro, antes de um tal “lacre”, como muitos dizem, é, na verdade, um retrato perturbador de um raciocínio generalizado que se espalha pela população de hoje. E não só nos brasileiros, mas no mundo.
O caminhoneiro, logo no começo, demonstra sua clara ignorância de que Raquel Sherazade é uma defensora assumida e conhecida de pautas de direita, não de esquerda, como ele diz. “Ah, mas ele não sabe, nem conhece ela” Mais preocupante ainda, porque mostra o discurso viciado: “se não concorda comigo, é esquerdista maldita, comunista”.
Nem vou entrar no mérito de que, quando ele tenta rebater os argumentos da jornalista, entra em mar de contradições, deixo isso para sua capacidade de interpretação.
O resto do vídeo, sim, é o que mais me incomoda. Um ataque furioso a quem argumenta, não ao argumento. Uma sinfonia de xingamentos, misoginia e até arrogância. Gostaria que meus amigos que estão glorificando aquele vídeo pensassem melhor. Antes de uma resposta, é um ataque. Mais que argumentos, é um discurso violento. E um reflexo de ideologias que podem estar se espalhando nem tão silenciosamente assim, mas livremente, por redes sociais e grupos de WhatsApp.
E digo mais sobre uma reivindicação que tem ganhado força: o exército foi colocado na jogada. Há uns 40 anos, também. E, naquela época, inspirados por um apoio irracional e crescente, assumiram o papel de protagonistas. E deu no que deu.
Anexo: desculpem se não linkei os vídeos. Mas a primeira coisa que aconteceu quando publiquei esta postagem foi alguém ignorar minha crítica e prestar atenção só aos vídeos (e glorificou…😓) Então… Se você tiver curiosidade em saber do que estou falando, faça uma pesquisinha rápida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s