Crise – Oportunidade ou perda de tempo?

Já tenho idade suficiente para poder dizer que vi mais de uma crise. Sinceramente, não tendo a concordar plenamente com alguns representantes da imprensa, que insistem em dizer que esta que vivemos é a maior desde a abertura. Acho que dizer isso é subestimar a merda que passamos durante os governos Sarney e, principalmente, Collor… Mas, convenhamos: estamos bem perto disso…
Não gosto nem quero falar sobre as origens do que estamos testemunhando. Não que não seja importante, muito pelo contrário. Mas acredito que precisaremos de um distanciamento histórico para analisar o mecanismo que nos fez chegar a isso. Uma análise o mais isenta possível (porque isenção total não existe). Hoje, ainda há muito rancor e análises históricas não funcionam bem sob esse tipo de influência.
Este post, no entanto, não é sobre isso.
É sobre uma reflexão. Sobre como se diz que crise é igual a oportunidade. Mais do que uma frase de auto-ajuda, é uma verdade. Um fato… Mas também uma afirmação incompleta. Esquecemos de dizer que crises geram oportunidades, mas para poucos.
A maioria de nós apenas luta para sobreviver a elas. Se a vida consiste em vencer uma batalha por dia, em época de crise, parece que temos que vencer uma guerra por dia. E contra nenhum inimigo que se possa apontar. Guerreamos contra a vida, para simplesmente continuarmos nela.
Não é a toa que isso nos dá uma sensação de perda de tempo. Estamos em crise, efetivamente, palpável, desde 2014. Não sei você, mas praticamente não vi os anos passarem até agora, 2018. Foi um pulo. Fechei os olhos num ano e acordei no outro, lutando para sobreviver.
Claro que, talvez, minha crise pessoal tenha influenciado em minha percepção. Mesmo assim, acredito que essa sensação é compartilhada.
A maior vítima de nossa luta pela sobrevivência é nosso prazer em viver…
E assim vamos vivendo, perdendo tempo. Não sou fã de crises, por mais oportunidades que elas possam oferecer.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s