Eu e Mephisto

Há muito tempo, li um livro chamado Mephisto, de Klaus Mann. Lembro poucos detalhes, é verdade, mas ele causou grande impacto em minha mente jovem de artista iniciante.
Conta a história de um ator alemão, Hendrik Hofgen, militante do partido comunista, que, com a ascensão do nazismo, mostra que suas convicções moldam-se livremente ao sabor de sua ambição. Em pouco tempo, para se tornar uma estrela teatral, ele abandona e traí amigos e amores. Mephisto, ou Mefistófeles, personagem do poema Fausto (Goethe) é seu papel mais grandioso.
Penso sempre nesse livro quando me deparo com uma situação como eu a que acredito que estamos vivendo.
A isenção política total é uma grande mentira. Somos seres políticos. Para os artistas, por mais que alguns queiram se manter isentos para agradar a todos, para manter seu sucesso e a venda de sua arte, sempre — sempre — haverá um momento em que sua posição será cobrada e uma resposta isenta não será suficiente. Nesses momentos extremos, não só sua arte ou sua popularidade que estarão em jogo. Estes serão preços menores. Será sua alma.
É nessa hora que penso no ator descrito por Mann. Como não quero, jamais, trilhar seu caminho. Mesmo que tantos o façam.
.
Digo isso tudo por causa da nova polêmica que envolve a cantora Anitta e seu “declarado” silêncio sobre #elenao. A comunidade LGBT, base de seu público, sente-se traída. Tem tanto direito a isso quanto ela tem direito a ficar sobre um muro que racha sob seus pés e passos de funkeira.
Ela é um Hendrik Hofgen, que acredita que a isenção garantirá seu Mephisto.
Também pode ser que ela vá votar em vocês sabem quem e sabe que isso é um suicídio de carreira.
Vai saber… Ela tem esse direito também.
Mas, sabem, o que acredito é que arte nem sempre é questão de simplesmente gozar seus direitos. Às vezes, arte significa defender suas convicções do que é certo, resistir e denunciar. Arte não é só curtição…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s